Projeto Semana Histórico-Geográfica

Projeto Semana Histórico-Geográfica

I – Introdução:

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Vicente Arruda, preocupada com o desenvolvimento cognitivo dos seus alunos no âmbito da história da geografia, propôs-se a realizar um projeto que visa a integrar a comunidade escolar no estudo dos quinze países mais desenvolvidos do mundo, ou seja, com os melhores IDH (Índice de Desenvolvimento do Humano), conforme classificação da ONU (Organização das Nações Unidas).

O índice leva em consideração vários fatores, entre eles, a alfabetização das pessoas, o saneamento básico e o dinheiro que recebem no final do mês.

II – Justificativa.

Recomendamos que os alunos têm muitas dificuldades em identificar os continentes e, pro sua vez, os países que os integram, faz-se necessária uma investigação geográfico-cultural das nações do nosso planeta.

Sabendo-se que os estados-nações constituem o mundo contemporâneo, o conhecimento de elementos culturais, étnicos, econômicos, científicos, geográficos e históricos é essencial para o exercício de uma cidadania qualificada, baseada no respeito à diversidade dos povos.

O mestre pedagogia, Paulo Freire, defende o ensino, não só na sala de aula, mas estar na história, na esfera mais ampla de um imaginário político que oferece aos educadores a oportunidade de uma enorme coleção de campos para mobilizar conhecimentos significativos. E aos alunos oportuniza a construção de um conhecimento mais concreto levando-os à reflexão, e não a uma aprendizagem repetitiva; tradicional. Queremos contribuir substancialmente para a formatação cidadã dos nossos alunos.

III – Objetivo geral.

. Desenvolver no alunato o gosto pala pesquisa e pela interação entre todos.

.Conhecer e aprofundar o conhecimento das nações.

IV – Objetivos Específicos.

- Envolver os alunos do Ensino Médio em atividades de leitura e de pesquisa;

- Desenvolver a habilidade na oralidade e na escrita;

- Apresentar o folclore, as danças e / ou músicas dos países estudado.

- Desenvolver, no contexto da escola, utilização das tecnologias de informação e de comunicação;

- Habilitar o aluno na construção das ferramentas da multimídia: construção de comunidades e blogs;

- Situar os países no tempo (história) e no espaço (geografia);

V – Metodologia – Cada sala deverá estudaram país que fora sorteado anteriormente na presença dos representantes de sala.

- Cada sala deverá ter um ou professores-regentes para orientar os alunos nos procedimentos do projeto. O professor-regente também passará por sorteio na divisão das salas.

- Os alunos deverão apresentar um relatório sobre os assuntos que a sala abordará e as Pesquisa sobre a nação sorteada;

- Aspectos geográficos (localização, relevo, hidrografia, clinica, vegetação)

- Aspectos históricos ( formação da nação, independência...)

- Aspectos econômicos (recursos, industrias, agropecuária, transportes...)

- Aspectos humanos (composição étnica, condições socioeconômicos, I D H, população absoluta, população relativa).

- Aspectos científicos (contribuição pra humanidade, descobertas cientificas, preservação ambiental, uso da água...)

- Aspectos culturais (danças. Costumes, culinária, artesanato...)

- Aspectos religiosos (praticas religiosas e símbolos...)

-Essas apresentações poderão ser em forma de dança, teatro, maquetes, painéis, vídeos, mutimidia, (produção de um blog, comunidades) e foldens. A turma tem dois dias para, em sala executar projeto de pesquisa, um dia para decorar os stands e mais um dia para a cuminância interna (participação dos professores e alunos) e um outro dia para a comunidade. O professor-regente da turma terá de ajuda-la a desenvolver o projeto, como mediador, e não como executador do projeto.

VI- Avaliação.

- Cada turma será avaliada por dois professores que atribuição notas de zero a dez.

-A nota da turma será a media das notas atribuídas pelos professores. – Os professores que avaliarão os seguintes critérios:

I-Decoração do “stand” das sala;

II - Domínio do Conteúdo;

III - Organização;

IV - Originalidade;

V- Disciplina;

VI - Criatividade;

VII - Data

O projeto Semana histórico - geográfico realizar-se-á de 27 de á 31 de outubro de 2008

VIII - Público Alvo

Todas as turmas do ensino médio. As turmas do ensino fundamental participação como expectadores e visitantes. Podendo os seus professores solicitá-los um Portfólio com comentários sobre o evento.

IX - Procedimentos Gerais

Confecção de cartazes: para que desempenhe o seu papel de informar e/ou provocar a reflexão, o cartaz deve ser legível, sucinto, com textos e imagens organizados.

Composição do cartaz: as letras: titulo centralizado tamanho 110; sub-titulo centralizado tamanha 48, texto justificado tamanho 30; quanto a cor deve-se preferir as cores do país em estudo.

Confecção das Bandeiras: a bandeira da nação que o grupo defende deverá ser confeccionada em papel cartaz no tamanho da folha.

Confecção de faixa: caso a equipe decida utilizar faixa a mesma deverá conter o nome da nação, nas medidas 1m x 0,50m.

Comida típica: Cada grupo deverá apresentar um prato típico da culinária do país.

Uso de roupas-típicas: no mínimo dos dois integrantes deverão estar vestidos (durante o evento) com a roupa da nação

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