A atividade econômica se processa mediante um sistema misto, com intervenção do estado em ampla gama de setores, entre os quais a aviação comercial, as estradas de ferro e de rodagem, o rádio, a televisão, a geração e distribuição de eletricidade, a indústria do açúcar e a refinação de petróleo.
Agricultura, pecuária e pesca. A atividade agropecuária, que já foi o principal esteio econômico, ainda ocupa papel relevante. A maior parte do solo é empregado para pastagens e feno. Graças principalmente ao clima, que favorece o crescimento dos pastos, é possível alimentar o gado durante quase todo o ano. O modelo de exploração mais usual é a granja familiar.
No sul predomina a produção de leite; no interior a criação de gado para abate, e nas regiões leste e sudeste a plantação de cereais. Além do gado bovino, são também extensas as criações de ovelhas, principalmente nas regiões montanhosas.
A maior parte da produção do setor provém da criação de gado bovino, seguida de leite e carne de porco. Outros produtos importantes são cevada e trigo, frangos e ovos, lã e batata. A produção de beterraba é suficiente para abastecer a indústria açucareira.
Na segunda metade do século XX, os planos estatais de reflorestamento fizeram triplicar a área dos bosques.
Depois da segunda guerra mundial, as más condições do mercado externo dificultaram o desenvolvimento da agricultura irlandesa, mas a situação melhorou a partir de 1973, com a entrada do país para a Comunidade Européia. A pesca marítima é pouco desenvolvida; pesca-se mais em rios, para captura, principalmente, de salmões, enguias e trutas.
Energia e mineraçã
A Irlanda depende fortemente das importações de matérias-primas minerais e de fontes de energia (carvão e petróleo). O país não é rico em recursos minerais. Exploram-se jazidas de prata, chumbo, zinco, gesso e barita. Na década de 1980 foi iniciada a exploração de petróleo e de gás natural no mar, mas a produção obtida até meados da década de 1990 era ainda insuficiente para proporcionar uma redução significativa da dependência externa.
Indústria
Ao longo do século XX, a política econômica do governo irlandês apresentou diversas orientações: depois de uma fase inicial de marcado protecionismo para a indústria, que dificultou o desenvolvimento e a capacidade de exportação, a partir da década de 1950 foram implantados vários programas de abertura, com redução de impostos e financiamento de projetos destinados a fomentar a criação de indústrias e a tornar mais competitivas as já existentes. As mudanças tiveram resultados positivos.
No final do século XX, a maior parte da força de trabalho estava empregada no setor industrial, maior responsável pela pauta de exportação, que compreende basicamente alimentos enlatados, cervejas, roupas, calçados, maquinaria, metais, cristais, aparelhos elétricos e remédios.
Finanças e comércio. Toda a economia nacional é dirigida pelo Banco Central da Irlanda, responsável pela moeda. Embora não realize operações diretas, influi sobre os bancos comerciais -- Bank of Ireland e Allied Irish Banks, estatais, Ulster Bank e Northern Bank, subsidiários de bancos de compensação londrinos. Há uma sucursal da Bolsa de Londres em Dublin.
A entrada da Irlanda na Comunidade Européia significou um estímulo para a economia, pela possibilidade de aumento das exportações. O principal parceiro comercial da Irlanda é o Reino Unido: quase metade de suas importações procedem desse país, e é para ele que se destina aproximadamente um terço das exportações irlandesas.
O turismo desempenha papel importante na economia. Nas últimas décadas do século XX o setor ampliou-se notavelmente, graças sobretudo ao esforço do Instituto Irlandês de Turismo, que incentivou a construção de hotéis e de áreas de lazer e esporte.
Transportes e comunicações
A rede irlandesa de estradas de rodagem é muito extensa, por causa da dispersão das populações rurais. A empresa estatal Sistema Irlandês de Transportes (Córas Iompair Eireann) exerce o controle financeiro das empresas de transporte ferroviário e de ônibus urbanos e interurbanos. Em 1984 foi inaugurado em Dublin um sistema de transporte ferroviário elétrico ultra-rápido. Os portos mais importantes são os das costas leste e sul, devido à proximidade com a Grã-Bretanha e a Europa continental, especialmente Dublin, o maior porto do país, Waterford e Cork.
A empresa estatal British and Irish Steam Packet Company transporta passageiros, carga e veículos entre os portos irlandeses e britânicos. Dublin, Shannon, Knock e Cork têm aeroportos internacionais.Todas as emissoras de rádio e televisão da Irlanda são operadas pela Radio Telefís Éireann, entidade autônoma financiada pela venda de concessões e de tempo publicitário. A maior parte do país pode sintonizar as emissoras britânicas.
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